Imagine que você deseja plantar uma árvore e obter os frutos dela no futuro. Quanto maiscedo você plantar, maior e mais frondosa essa árvore estará quando você precisar dasombra ou dos frutos. O mesmo se aplica ao planejamento financeiro e aosinvestimentos: quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados a longoprazo.
Um dos principais aliados do investidor que começa cedo é o poder dos juros compostos.Eles são os "juros sobre juros" e têm o poder de multiplicar o valor inicial investido váriasvezes ao longo dos anos. O conceito é simples: os juros são calculados não apenas sobreo valor principal, mas também sobre os juros acumulados anteriormente. E quanto maistempo você der para que essa "mágica" aconteça, mais impactante ela será no final.
Ao começar a investir cedo, mesmo pequenas quantias regulares podem somar umaquantia significativa ao longo do tempo, graças ao poder da capitalização. Isso significaque você não precisará guardar valores tão altos no futuro, pois terá um bom montantecrescendo graças às contribuições de sua versão mais jovem.
Quando jovem, você possui uma longa linha do tempo pela frente até a aposentadoria ououtros grandes objetivos financeiros. Isso significa que você pode se dar ao luxo de corrermais riscos, investindo em ativos mais voláteis que, em média, oferecem maiores retornosa longo prazo, como ações. Em caso de variações negativas do mercado, há mais tempopara recuperar potenciais perdas.
Começar cedo inculca um valioso hábito de poupar e investir regularmente. Aotransformar o investimento em uma prática recorrente, você não só garantirá umadisciplina financeira, mas também criará um mecanismo de proteção contra decisõesfinanceiras impulsivas.
Quando se começa mais jovem, há uma maior flexibilidade no planejamento financeiro.Isso permite que você ajuste suas estratégias conforme as circunstâncias da vida, seja acompra de uma casa, a chegada de filhos ou mudanças na carreira.